ÚLTIMA ENTRADA

Cancelamento

Acto de (tentar) retirar a outra pessoa o direito de expressar livremente as suas opiniões. O cancelamento é um Cancelamento Bom  quando a o...

P

Pactologia (Politiquês)

«Recurso à conversa dos consensos (ver) para ocultar a incapacidade de se assumirem posições difíceis, em nome das quais, justamente, se foi eleito», professor M. M. Carrilho dixit.

Países em vias de subdesenvolvimento

Primeiro havia os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos. Depois o politicamente correcto impôs-se e os países subdesenvolvidos passaram a ser países em vias de desenvolvimento, ainda que muitos deles não dessem quaisquer sinais de vir a ser desenvolvidos. Pelo caminho, vários outros conceitos socioeconómicos foram surgindo: economias emergentes, NIC (newly industrialized countries), failed states, etc. Faltava porém uma nova categoria, para classificar estados como Portugal e Itália que, estando em vias, não encaixam em nenhum das categorias existentes. Faltava. Já não falta, graças a AB, que não por acaso é luso-italiano (ou italo-lusitano). São os países em vias de subdesenvolvimento.

Período de borla

Diz-se do período de graça concedido pelos sujeitos passivos ao governo, que foi, ou está a ser, malbaratado por anúncios mirabolantes, pelo uso intemperado do marketing político, pela gestão chicoesperta das expectativas, pelo insulto à inteligência dos eleitores, pela escassa capacidade concretizadora.

Plebiscídio

Do inglês Plebicide.

A new entry for the Oxford English Dictionary:

Plebicide n. the self-inflicted ruin of a nation's prospects or interests via a reckless act of direct democracy.

(Proposto por Bruce Steedman, um leitor da Economist)

Politicamente correcto

«Political correctness is a doctrine - fostered by a delusional, illogical minority and rapidly promoted by mainstream media - which holds forth the proposition that it is entirely possible to pick up a piece of shit by the clean end.»

[Segundo um aluno da Griffith University que ganhou o concurso de 2012 para a definição mais apropriada para um termo contemporâneo]

Político comentador

Político comentador é um político que comenta, sendo o comentário a continuação da política por outros meios, tal como a guerra, segundo von Clausewitz.

Possível (comuniquês)

Uma reportagem, programa, artigo, pergunta, etc., possível é a reportagem, programa, artigo, pergunta, etc., que a incompetência, a ignorância, a falta de tempo, a falta de assunto, ou, abreviadamente, a falta de profissionalismo, permitem a um jornalista, ou outro praticante do comuniquês, levar a cabo sem qualquer espécie de vergonha.

Príncípio de Kahn

Alfred Kahn, um dos assessores económicos do presidente Carter, foi por este repreendido por ter-se referido publicamente em 1978 a uma possível depressão da economia americana. Na sua intervenção seguinte, Alfred Kahn disse que «we're in danger of having the worst banana in 45 years».

Prisão preventiva (Juridiquês)

Medida prevista na lei e aplicável aos putativos arguidos, que consubstancia uma regalia dos investigadores, dos juizes e dos funcionários judiciais, permitindo-lhes prosseguir e documentar, cuidadosamente e sem pressas desnecessárias, uma investigação. Em certos casos pode atingir 4,5 anos.

Privados

Termo em dialecto sucialês que designa aquela parte residual do país que não está ainda pendurada no Estado sucial ocupado pelos apparatchiks socialistas.

Processo Sócrates de recuperação de empresas

Apesar do nome, este processo não foi inventado mas apenas consideravelmente optimizado e intensamente aplicado por José Sócrates; é praticado há décadas e foi e poderá vir a ser usado por qualquer governo. Consiste em torrar o dinheiro necessário até o assunto morrer na comunicação social, afogado por mais falências, escutas, escândalos que envolvam a oposição ou o PR.