ÚLTIMA ENTRADA
Cancelamento
Acto de (tentar) retirar a outra pessoa o direito de expressar livremente as suas opiniões. O cancelamento é um Cancelamento Bom quando a o...
Caminho para a servidão
Cancelamento
Acto de (tentar) retirar a outra pessoa o direito de expressar livremente as suas opiniões.
O cancelamento é um Cancelamento Bom quando a outra pessoa é impedida pelos que têm bons pensamentos de expressar maus pensamentos, isto é, pensamentos contrários aos bons pensamentos.
O cancelamento é um Cancelamento Mau quando a outra pessoa é impedida de expressar bons pensamentos pelos que têm maus pensamentos, isto é, isto é, pensamentos contrários aos bons pensamentos.
Um cancelamento pode ser simultaneamente Bom e Mau.
Carta Aberta
Case study
Como o nome sugere, aqui se viram do direito e do avesso e se dissecam exemplos notáveis que embasbacam o Impertinente.
Causa fracturante
Cientistas do Estado
Citações nómadas (intelectualês)
Cóltura (intelectualês)
«The word culture comes from the Latin root colere, (to inhabit, to cultivate, or to honor). In general it refers to human activity; different definitions of culture reflect different theories for understanding, or criteria for valuing, human activity.»A Cóltura (com maiúscula) é a actividade das pessoas cóltas, que concebem óbjectos cólturais invendáveis. Os cóltos não costumam ter, a não ser marginal e esporadicamente, um labor produtivo - fogem dele como o diabo da cruz. Tentam, e por vezes conseguem, obter uma sinecura do Estado (com maiúscula) . Geralmente chegam a este ponto depois de viverem às custas do mecenato familiar, de amigos e, uma vez ou outra, para os mais talentosos, às custas dum(a) namorado(a) ou dum(a) amante. Há exemplos conhecidos de pessoas cóltas que foram bafejadas ao longo da sua vida por sucessivos mecenatos, às vezes cumulativos.
Apesar de pequenas diferenças, segundo as idiossincrasias nacionais, as cólturas dos diferentes países europeus apresentam traços comuns, por influência da cóltura francesa - a estirpe original deste vírus primitivo foi espalhada pelos exércitos napoleónicos. Podemos. por isso, falar sem simplificações exageradas duma cóltura da Óropa.
Como vão descalçar a bota?
Por extensão, esta secção também dá abrigo a fantasias sobre uma geringonça alternativa a que no passado se chamou de Bloco Central.
Condição masculina
Onde se trata da decadência, e das suas origens, do macho humano e em particular do macho lusitano. Esta área é dedicada à Doutora Amélia e tem por lema o silogismo: se Deus quisesse que os machos fossem iguais às fêmeas só tinha feito caracóis, e Deus fez um sem número de espécies.
Consenso (politiquês)
Há dois desfechos possíveis para o consenso: o positivo e o negativo (em rigor equivalem-se nos efeitos finais). No consenso positivo concorda-se com «grandes princípios», o que entre gente sem princípios não significa o que significa. No consenso negativo concorda-se que não se concorda, por a outra parte estar de má fé como se demonstrou durante o processo negocial (quem está de má fé é afinal o único ponto insusceptível de consenso).
Consolado
Convergência real (Europês)
Corruptência, corruptente
O atributo de uma criatura, o corruptente, na qual convivem num estado simbiótico um corrupto e um incompetente. É uma espécie abundante nos partidos e em geral nos sistemas burocráticos protegidos da concorrência.