ÚLTIMA ENTRADA
Greve geral (sindicalês)
Uma greve de muitos empregados do Estado, cujos "direitos" não são afectados, e de alguns trabalhadores de empresas privadas, conv...
Gratuito
Exemplos:
- Autoestradas SCUT, cujas portagens pagas pelos utilizadores correspondem de 10% a 20% dos custos anuais, sendo os outros 80% a 90% pagos pelos contribuintes, muitos dos quais não põem as rodas numa SCUT;
- Manuais escolares gratuitos, cujos custos são pagos na sua quase totalidade por pais cujos filhos ainda não ou já não utilizam manuais.
Greve geral (sindicalês)
Uma greve de muitos empregados do Estado, cujos "direitos" não são afectados, e de alguns trabalhadores de empresas privadas, convocada quando o governo não é de esquerda, por sindicatos que representam menos de um sexto dos trabalhadores e reclamam ter mobilizado quatro quintos dos trabalhadores.
Exemplo:
A "greve geral" do dia 11 de Dezembro de 2025 que os sindicatos reclamam ter envolvido 80% dos trabalhadores, o governo reclama ter sido uma minoria insignificante e a confederação patronal alega ter envolvido 2 a 3%, "greve geral" que comprovadamente fechou quase todas as escolas, muitos serviços públicos, a maioria dos transportes públicos do Estado, 100 das 4.500 agências bancárias, 20% dos correios e que, em vez de uma redução do consumo de electricidade de 10% a 25% habitual nos dias de greve geral, teve como consequência um insólito aumento de 6% do consumo de electricidade entre as 0H e as 17H em relação ao dia anterior.
Grunho
Numa perspectiva sociológica, certos autores caracterizam o grunho como um ser em que ocorreu uma ruptura entre o self identitário e o self narrativo - em linguagem vulgar, as suas tretas são bullshit, como diria La Palice. Do ponto de vista zoológico existem duas variedades de grunho: grunhus vulgaris e grunhos litteratus. Tal como as mulas, os grunhos não se reproduzem. O meio ambiente, só por si, não gera um grunho, mas potencia o desenvolvimento das suas características congénitas. Em sentido contrário, um grunhus vulgaris pode perder as suas características diferenciadoras e voltar à normalidade, desde que permaneça por tempo suficiente num ambiente favorável. O grunhus litteratus é, em regra, irreversível.
(Colaboradores especializados: Doutora Ana, psicóloga clínica de profissão e socióloga nas horas vagas, e Doutor X, veterinário do Zoo de Lisboa, que pediu o anonimato)
